segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Viver não precisa ser uma guerra diária




Me disseram que alguém deveria jogar um balde de água fria em mim pra ver se eu desperto. Me disseram: "Olhe em volta, tem tanta gente que te ama". 
                                                            Fabi B. - Diário 2012

Eu me olho no espelho hoje e me surpreendo. Cresci.  Sem dúvida alguma não sou mais aquela garota de antes. Tenho ouvido muito sobre padrões de pensamento e a forma como eles afetam as nossas vidas. Eu costumava pensar que nunca seria normal, que nunca seria feliz, que nunca teria ninguém, que nada nunca daria certo. Era uma forma muito miserável de pensar  a meu respeito.  Eu mudei a minha forma de pensar. E isso me trouxe coisas significativamente boas. 

O homem enfrenta muitas batalhas no decorrer da sua vida, mas a maior de todas talvez seja essa: a batalha que ele enfrenta em sua mente. Eu travava uma luta diária comigo mesma; lutava contra as certezas que tinha sobre mim mesma todos os dias. Eu costumava me tratar com rancor e desrespeito elevando minhas fraquezas e problemas ao topo da minha vida e cada novo dia era um fardo e a cada  manhã era menos prazeroso se levantar da cama. E eu costumava dizer: "Bem, só eu sei quantos monstros dentro de mim tive que matar hoje para estar de pé." 

Um dia compreendi que a vida não precisa ser uma luta diária. Que apesar das nossas mazelas, sobra amor e felicidade e que a gente só tem que encontrar um jeito para que isso flua a partir de nós, de dentro para fora. Pois qualquer mudança que você faça em sua vida, só será significativa se acontecer de dentro para fora. Eu costumava pensar que ela deveria partir do coração, do nosso íntimo... mas estou começando a acreditar que ele deve começar em nosso pensamento. A forma como você pensa, influencia a forma como você age e a forma como você vive. 

Não é fácil se desapegar de padrões de pensamentos negativos. É um processo longo que requer acima de tudo persistência. Padrões de pensamentos são pensamentos repetitivos, que estão armazenados na memória e que refletem a maneira como levamos a nossa vida. Se você pensa diariamente  sobre si mesmo de maneira depreciativa, irá entrar num ciclo negativo, que o levará a ter menos confiança em si mesmo, insegurança emocional, baixa auto-estima, insatisfação entre outras coisas, o que pode desencadear uma depressão e transtornos como a auto mutilação como no meu caso.

Talvez seja difícil reconhecer os padrões de pensamentos que estão regendo a sua vida, mas você pode identifica-los se prestar atenção as palavras que costuma dizer. Se você diz constantemente frases como  "Eu não faço nada direito" ou  "Isso nunca vai dar certo" muito provavelmente você está atrelado a padrões de pensamentos negativos. 

Nada na nossa mente pode ser deletado, mas o conteúdo da nossa mente pode ser reeditado. Isso significa que se você quiser mudar um pensamento negativo, terá que substitui-lo por um pensamento positivo.  Então ao invés de dizer "Eu não faço nada direito", você teria que dizer " Tudo que eu faço dá certo" ou algo mais ou menos assim. No inicio isso parece falso.  Mas você precisa persistir. A medida que afirmar que tudo o que você faz dá certo, você irá recuperar a confiança que perdeu. E pode ser que as coisas não saiam como o esperado, que alguma coisa dê errado, mas ao menos você terá confiança o suficiente para tentar. 

Um boa maneira de mudar padrões de pensamentos negativos é se dedicar a fazer afirmações positivas a seu respeito.  Uma afirmação que eu gosto de fazer é "Eu me amo mais a cada dia".  O ideal é que seja uma afirmação que realmente tenha um significado para você. Para uma pessoa que costumava se odiar todos os dias e se ferir constantemente, "eu me amo mais a cada dia" é uma afirmação significativamente forte e verdadeira. No inicio eu ficava pensando o quanto isso  era ridículo e falso, que era só olhar para as minhas cicatrizes e saber que eu não me amava coisa nenhuma. Mas a medida que persisti, eu comecei a olhar as cicatrizes de outra forma: " essas cicatrizes são antigas, eu não me corto há dias porque a cada dia eu me amo um pouco mais". 

Amar a si mesmo é o primeiro passo para ter uma vida de qualidade. Eu sei que tenho escrito bastante sobre isso, mas é que eu realmente estou feliz de ter chegado a essa percepção. Quando você ama a si mesmo, você pensa melhor a seu respeito; você cuida de si mesmo e passa a evitar situações de risco como situações ou pessoas que possam te ferir; você aprende a proteger sua emoção e a controlar seus ímpetos; você aprende a refletir e se empenha em buscar sempre o que é melhor pra você, você se sente motivado a seguir em frente. Quando você ama a si mesmo viver não é uma guerra diária, cada novo dia é uma dádiva.



Um comentário:

  1. Quem não ama a si mesmo, não é capáz de amar a mais ninguém. Muito bom que você percebeu isso. Sucesso sempre.
    Bjux

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...