sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Solidão

Por uma necessidade social, eu diria melhor, por uma necessidade humana, o compartilhar de certos momentos se torna inexpressivelmente essencial nos dias atuais e em meios a tantos questionamentos sobre felicidade, algo merecido de uma certa atenção: Será possível ser feliz sozinho?
A solidão é algo de certa forma intrigante, há quem diga que o ficar a sós consigo mesmo é de uma importância relevante pra uma vida em conjunto , como se percebe nessa frase de La solitudine " a solidão não é absolutamente uma loucura, é indispensável para estar bem em companhia." Em algumas de minha leituras sobre a solidão, muitos pontos me intrigaram e me surpreenderam... a ligação da solidão com a depressão , a baixa auto-estima, a timidez, e por outro lado a capacidade de um encontro interior e individual relativamente saudável para a convivência em geral.
Está certo que é fato que a solidão está entre as causas de suicídio, ou tentativas fracassadas do mesmo, mas será esse o motivo principal. Isso me faz refletir um pouco sobre como nossos relacionamentos estão banais, não é tão fácil quanto parece se pararmos para observar o avanço da comunicação via internet por exemplo, até que ponto um ser pode se considerar sozinho? Até que ponto esse mesmo ser pode se considerar feliz?
Aqui também quero destacar algo que li no livro Sentir-se só de Maria Miceli, em um trecho do livro diz que passamos parte de nosso tempo vivendo para o outro, isso expressa a tal necessidade que falei antes, e ressalta que quando não estamos em companhia de alguém , ainda assim reservamos nosso tempo , seja pensando ou nos preparando de certa forma , para esse alguém. Você há de concordar, se parar pra pensar que isto é de uma verdade absoluta, ninguém é tão egoísta a ponto de viver só pra si e mesmo os mais egocêntricos , na maior parte do tempo, vivem por se preocupar com o que outros pensam a seu respeito, e até se ocupam em determinados momentos do seu tempo , em tentar descobrir formas de se proteger, e etc e etc.
É visível que o numero de pessoas solitárias, cresce numa proporção absurda, homens, mulheres, idosos, adolescentes, e por incrível que pareça até crianças sofrem ou já sofreram deste mal. Isso também me faz questionar sobre nossas crenças...e me lembro de uma frase de Cristo, a respeito destes dias ele disse " e por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará." Haverá esperança para a construção de sonhos num mundo que cada dia se deteriora? Seremos capazes de recuperar um dos valores essenciais para nossa sobrevivência: o companheirismo?O tempo dirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...