quinta-feira, 13 de junho de 2013

Quando você quiser escolher algo, escolha se amar mais.


Eu fiquei tanto tempo trancada nesse quarto depois que ele se foi. E tudo que vivemos ou melhor tudo o que eu vivi, porque sei que a maior parte eu vivi sozinha, foi tão intenso que quase não me lembro de como era a minha vida antes dele aparecer. 
Normal eu acho. Faculdade. Casa. Casa. Faculdade. E só. E um dia ele apareceu e não sei em quanto tempo, mas me lembro que foi em pouco tempo, tudo mudou. 
Sempre fui meio romântica não do tipo que acredita em príncipe e cavalo branco. Mas do tipo que acredita que quando duas pessoas se amam elas tem mais é que ficar juntas pra sempre. Mas como diz a música do Renato "o pra sempre sempre acaba". Um dia o meu "pra sempre" acabou. 
Estranho. Normalmente após o fim de um relacionamento você sofre. Você chora quando se lembra do outro e geralmente você se lembra do outro o tempo todo. Então você rasga as fotos daqueles momentos que você diz que queria se lembrar pra sempre. Junta todas as cartas antigas e declarações e presentes e faz uma fogueira enorme. Compra roupas novas. Corta o cabelo. E vai a a uma festa e fica com o primeiro carinha mais ou menos que aparecer só pra dizer que não tá tão ruim assim. Geralmente é isso que se faz. Mas eu me tranquei no quarto. Colecionei lâminas, cicatrizes e caixinhas de remédios  na prateleira. Passei a ouvir música instrumental e iniciei um gosto estranho por incensos.  

Eu achei que a minha vida tinha perdido o sentido ali. Como se  não houvesse mais chão sob os meus pés. Como se não houvesse mais vida. E na verdade não havia. Não havia a minha vida.  Todo aquele tempo que ficamos juntos eu vivi em prol dele. Vivi pra ele, pra faze- lo feliz e ou pra que ao menos se sentisse satisfeito. E eu nem pensei se eu estava satisfeita. Eu nem pensei em mim. Eu achava que pelo simples fato dele se interessar em me fazer parte de sua vida, eu devia recompensa-lo. Isso é estranho. Então quando acordei e vi que ele não estava mais ali pra me dar a mão, eu fiquei perdida porque eu não sabia planejar pra mim; não sabia pensar em mim; não sabia amar a mim.
Na psicoterapia, aprendi  a olhar pra dentro de mim e a perceber minhas próprias  vontades. Tive que aprender a cuidar de mim como se trata uma criança que acorda de repente num quarto escuro, vê que está sozinha e sente medo.  Foi um processo doloroso  mas que me fez bem. A maioria das pessoas não presta atenção as próprias emoções por isso a maioria adoece. Mas as feridas estão lá e precisam ser curadas.

Quando você tem a auto estima muito baixa você tem um tendência a atrair relacionamentos danosos. É como se você dissesse: "Nossa, um cara se interessou por mim. Vou fazer de tudo para recompensa-lo" Então você se submete a todo tipo de situação, mesmo que essas situações façam mal a você porque você não quer perde-lo, porque você acha que vai ser difícil encontrar outra pessoa; e você faz de tudo, tudo mesmo, para que essa pessoa se sinta feliz ao seu lado só porque ele se interessou por você. Quando na verdade você só precisa se amar mais e se valorizar.
Já faz um tempo que ele não está mais aqui ao meu lado, pra me estender a  mão. Mas agora eu só me tranco no quarto se eu quiser. Já sei andar sozinha. E penso que não vai ser um cara que vai me completar. É como diz o Caio F. : " A gente sempre acha que é especial na vida de alguém, mas o que te garante que você não está somente servindo pra tapar buracos, servindo de curativo pras feridas antigas?" Na maioria das vezes as pessoas só querem tapar buracos. Então se quer um conselho não ponha a sua felicidade como responsabilidade de alguém. Seja feliz por você mesmo e quando quiser escolher algo, escolha se amar mais.

15 comentários:

  1. Cara.

    eu nem tenho o que falar, sério. Perfeito.

    Pena que eu ainda não cheguei nesse nível.

    Se cuida, baby. Stay Strong.

    Eilan

    borderline-girl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabi
    O princípio é esse: primeiro se amar, se der tempo ame alguém.
    Bjux

    ResponderExcluir
  3. Olá!Bom dia...
    Fabi..
    Texto belo...
    sim... acreditarmos em nós mesmos, na nossa capacidade para dirigirmos a nossa vida, nos nossos valores e principalmente, no direito de sermos felizes. Muitas pessoas, sem perceber, acabam colocando o "parceiro" em primeiro lugar na relação, e vivem uma vida inteira em função do outro e acabam esquecendo-se de si mesmos. Cuidar, SEMPRE, da autoestima pessoal: revisar seus valores, suas escolhas, suas crenças...
    Obrigado pelo carinho de sempre
    Bom final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Um outro alguém não completa, complementa. Precisamos ser seres completos primeiro, antes de desejarmos um romance. E um dos passos para se tornar completo é amar a si mesmo.
    "Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Marcos 12:31
    Não dá para amar ao próximo como vc ama a si mesmo se vc não se ama!

    Que bom que vc chegou a essa conclusão. Estou feliz por vc e espero que seja bem sucedida no amor próprio :)

    abraços da Flor~*

    bipo-analisando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei de ler este texto. Creio que meus anseios sejam outros. Mas de alguma forma fez-me refletir sobre alguns momentos estranhos de minha vida. Fico feliz por sua descoberta. E te digo: ter te conhecido, certamente estava nos planos de Deus. Por algum motivo, Ele nos uniu.
    Aqui ... Para ... o ... que ... precisar!
    Grande Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Retribuindo sua visita la no cantinho.
    Adorei o texto, td q eu precisa ouvir neste momento.
    Td na vida é ´facil, nós qm complicamos tudo.
    Temos q aprender a nos dar valor antes, d valorizar qualquer outr coisa ou pessoa...

    ResponderExcluir
  7. O amor acontece, tem que acontecer naturalmente, só assim é forte e durador.
    gostei de ler.

    ag

    ResponderExcluir
  8. O povo exige mais textos lindos como este acima escrito.

    ag

    ResponderExcluir
  9. Olá amigos, agradeço a todos pelos comentários e pelo carinho da visita.
    Fico muito feliz que tenham gostado do texto. Sei que as coisas por aqui estavam meio tristes. Mas... vida que segue. Também vou seguindo com a minha. obrigada a todos pelo apoio e pelo carinho.

    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Olá!Boa noite
    Fabi
    agradecendo pelo carinho da visita
    Obrigado
    Boa quinta feira!Paz e luz!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. É realmente este seu post complementa muito o meu! Adorei seu blog, já estou seguindo!
    BJS e força!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...