terça-feira, 22 de junho de 2010

Lazer e Integração social do idoso



Como se observa, em muito tem crescido o número de população idosa no país e pesquisas mostram que a tendência é aumentar. Sob esse aspecto é interessante atentar para o papel que o idoso ocupa na sociedade, sendo indiscutivelmente necessária a integração deste num amplo processo de superação dos conceitos preconceituosos e discriminatórios no trato ao idoso.

Lamentavelmente o idoso por muitas vezes vem ocupando um lugar de exclusão na sociedade atual, visto como aquele que em nada contribui mais com o espaço onde está inserido, como aquele que já cumpriu com sua obrigação e agora nada mais lhe resta a não ser esperar pelo dia que enfim poderá descansar.

Contudo temos plena consciência de que o idoso uma vez pertencente à sociedade tem direito à liberdade, à integridade, à dignidade, à educação, à saúde e a um meio ambiente de qualidade. Sendo assim é responsabilidade de todos participar da luta em contribuição para que assim seja feito.

Por outro lado, cabe ressaltar a preocupação que uma parcela da sociedade demonstra quanto a integrar o idoso socialmente, são belos projetos realizados por instituições e pessoas que se dispõem a contribuir para que o idoso saia dessa posição de exclusão que ocupa. Obviamente o próprio idoso tem de si, ás vezes, uma visão negativa em que se põe numa posição inferior aos demais. Sentimentos como depressão, solidão e até mesmo patologias afetam a visão que o idoso tem de si mesmo.

Sendo assim fica claro que quanto à integração do idoso na sociedade, ainda temos um longo caminho a percorrer num processo de conscientização e superação envolvendo amigos, familiares, assistentes sociais, instituições, enfim a sociedade como um todo e todo o ambiente no qual o idoso está inserido.

O lazer é fundamental em qualquer faixa etária por proporcionar saúde, bem estar e qualidade de vida.

Atividades físicas envolvendo o idoso como natação e hidroginástica, alongamento e relaxamento, atividades esportivas em geral, dança, artesanato, entre outras são atividades que integram o idoso socialmente, porque contribui para que ele se fortaleça em grupos aumentando sua auto-estima e visão critica do espaço onde está, contribui também para que o idoso supere suas deficiências e apresente melhor qualidade de vida.

Notas: esse texto foi elaboradopor mim e  faz parte do trabalho realizado no dia 22 de junho em sala de aula no curso Cuidador de idoso SENAC- Petrópolis sob a coordenação da Professora Priscila de Souza Carvalho.

Um comentário:

  1. Adorei o post. Atualmente estou trabalahndo com os idosos aqui da minha cidade na área cultural trazendo lazer através de monitorias de teatro e de dança folclórica, na área de quadrilha junina. É incrivel ver como o que eles realmente precisam é só de atenção para realizar qualquer atividade. Eles encontram um no CRAS um espaço para se distrair e se divertir. Gosto de atuar junto so idosos. Estou pensando na minha monografia sobre direito do idoso ( curso Serviço Social). Mais uma vez parabéns pelo post Fabi!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...