sábado, 8 de agosto de 2015

Autossuficientes ou dependentes?






  Jesus Cristo  sempre  se importou  com os sofredores,  ele sempre  se preocupou  com os aflitos  e angustiados, ele sempre atentou para os mais humildes. Uma vez  ele disse " ...porque os sãos não  precisam  de médico." Ele veio para os doentes. Veio para salvar o que estava perdido.  

  Algumas pessoas  tem uma dificuldade  enorme em lidar com as frustrações.  Não  basta  conhecer  o versículo  que diz : " No mundo tereis  aflições, tende bom ânimo pois eu venci  o mundo. " Não,  essas pessoas querem que tudo dê  certo  sempre. Elas querem ter sempre razão.


  Nos dias de hoje , cada vez mais as pessoas  estão  despreparadas para lidar com  circunstâncias  desfavoráveis, com os erros do outro  e com os próprios  erros.  A tecnologia está  sempre criando meios para que sejamos bem atendidos  em nossas próprias  vontades,  de forma que  de maneira pratica e rápida  alcancemos satisfação favorecendo  o imediatismo  nas relações e a falta de paciência.   Estamos  cada vez mais materialistas  e por isso deixamos  de entender  princípios  básicos  do reino espiritual.


  Eis o ponto a que quero chegar: não somos autossuficientes, muito pelo contrário  somos dependentes.  Dependentes  da graça, bondade  e misericórdia  de Deus.  Cristo   fez o convite , ele disse: " Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu  vos aliviarei." O fardo dele é  leve e o jugo é  suave. Mas nós estamos lá...   com  nossas cargas  cada vez mais pesadas, insistindo que não  precisamos de ajuda,  acreditando que  damos conta de tudo sozinhos caminhando cada vez mais para longe dos propósitos  de Deus. Ele não quer que façamos sacrifícios. Ele  quer obediência.  

  Por vezes me pego remoendo a respeito  de algum erro que cometi. Sou dessas pessoas  que têm  dificuldades  em lidar  com os próprios erros. Tenho um pouco dos  sintomas da geração  perfeccionista : quero  fazer tudo certo e me culpo por um longo tempo quando algo dá  errado. Segue -se um período  negro  de auto comiseração e martirização. A gente se esquece que Deus perdoa. A gente se esquece que a justificação  não  parte  de nós. Existe  um artifício  do qual o inimigo se utiliza que é  a condenação. É   vontade  dele que a gente permaneça  no lugar de condenação, se culpando  por erros que Deus nem se lembra mais, se martirizando por promessas que fizemos e não  cumprimos, se lamentando porque desde aquele tal erro, nunca mais, nada foi como  antes.  Mas a vontade  de Deus é  que vivamos  dia após  dia em novidade  de vida. A  vontade de Deus  é  que  a gente aprenda  a se arrepender  e pedir perdão  pelos nossos  erros.  Cristo  é  fiel e  justo  para nos  perdoar. O sangue  de Cristo  é  poderoso  para nos purificar  de todo pecado. Mas é  preciso que  declaremos  a nossa total dependência  de Deus.  E quanto a  nossa própria vida  não  devemos  andar ansiosos, nem temerosos.  Cristo  veio para  que tenhamos vida e tenhamos com abundância.

Texto base: Lucas 15. 1-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...