quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sexo (ou não)


Em silêncio se comunicavam

Tamanha a intimidade

Olhos percorriam

atentos cada evidência

Já não era necessário palavras

Já não se ouvia voz no quarto

Se completavam

naquela busca infinita

pelo encontro perfeito

com o prazer mutuo

na união de seus corpos

Se existia amor ou não

não importava

ao menos estavam juntos

dormiam juntos

e não existia a tão temida solidão.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Lazer e Integração social do idoso



Como se observa, em muito tem crescido o número de população idosa no país e pesquisas mostram que a tendência é aumentar. Sob esse aspecto é interessante atentar para o papel que o idoso ocupa na sociedade, sendo indiscutivelmente necessária a integração deste num amplo processo de superação dos conceitos preconceituosos e discriminatórios no trato ao idoso.

Lamentavelmente o idoso por muitas vezes vem ocupando um lugar de exclusão na sociedade atual, visto como aquele que em nada contribui mais com o espaço onde está inserido, como aquele que já cumpriu com sua obrigação e agora nada mais lhe resta a não ser esperar pelo dia que enfim poderá descansar.

Contudo temos plena consciência de que o idoso uma vez pertencente à sociedade tem direito à liberdade, à integridade, à dignidade, à educação, à saúde e a um meio ambiente de qualidade. Sendo assim é responsabilidade de todos participar da luta em contribuição para que assim seja feito.

Por outro lado, cabe ressaltar a preocupação que uma parcela da sociedade demonstra quanto a integrar o idoso socialmente, são belos projetos realizados por instituições e pessoas que se dispõem a contribuir para que o idoso saia dessa posição de exclusão que ocupa. Obviamente o próprio idoso tem de si, ás vezes, uma visão negativa em que se põe numa posição inferior aos demais. Sentimentos como depressão, solidão e até mesmo patologias afetam a visão que o idoso tem de si mesmo.

Sendo assim fica claro que quanto à integração do idoso na sociedade, ainda temos um longo caminho a percorrer num processo de conscientização e superação envolvendo amigos, familiares, assistentes sociais, instituições, enfim a sociedade como um todo e todo o ambiente no qual o idoso está inserido.

O lazer é fundamental em qualquer faixa etária por proporcionar saúde, bem estar e qualidade de vida.

Atividades físicas envolvendo o idoso como natação e hidroginástica, alongamento e relaxamento, atividades esportivas em geral, dança, artesanato, entre outras são atividades que integram o idoso socialmente, porque contribui para que ele se fortaleça em grupos aumentando sua auto-estima e visão critica do espaço onde está, contribui também para que o idoso supere suas deficiências e apresente melhor qualidade de vida.

Notas: esse texto foi elaboradopor mim e  faz parte do trabalho realizado no dia 22 de junho em sala de aula no curso Cuidador de idoso SENAC- Petrópolis sob a coordenação da Professora Priscila de Souza Carvalho.

sábado, 19 de junho de 2010

Amor Incondicional


Você me entende quando ninguém quer me ouvir.Você me ouve quando eu nem sei o que falar.
Quando ninguém mais suporta a minha companhia, você está ali comigo. Nos momentos ruins ou nos momentos bons você nunca me deixa só.
E mesmo quando a solidão tenta me sufocar, eu sei, eu posso acreditar , eu sinto tua presença. Você recolhe minhas lágrimas quando eu choro e traduz os meus gemidos no silêncio da madrugada.

Você acredita em mim quando todos desistem de me apoiar. Você realiza os meus sonhos quando a vida não é o bastante e quando a realidade se torna triste, você me revela um mundo melhor.
Você me diz que caminho escolher, e mesmo se escolho o caminho errado, você vai comigo e me faz acertar. Em qualquer circunstância, em qualquer situação, eu sei que estás aqui.
Quando eu não quero caminhar você me toma pelas mãos e me guia. E quando faltam forças nos meus pés, você me pega no colo e me leva por lugares que eu sozinha nunca poderia passar.

Quando todos os meus amigos me deixam e quando tem um espelho se quebrando dentro de mim, você está bem a minha frente com todo o tempo do mundo pra me ouvir.
E eu começo a falar um monte de besteiras e a rir e a chorar. Então me lembro de quantas vezes preferi meus amigos à tua companhia, e outras vezes estava ocupada demais vendo algo na televisão, enquanto você humildemente tentava falar comigo. Mas eu não quis te ouvir e você tentou mais uma vez , mas eu dei as costas deixei você ir. Hoje eu sei que você nunca se foi, que todo este tempo esteve aqui, eu que na minha ignorância quis seguir sem você.

Mas meus amigos me deixaram, a tv não me escuta, ninguém mais suporta a minha companhia, ninguém me entende. Então eu resolvi voltar e não me importa se eu terei outra chance ou não. Eu só queria te ver, conversar com você e ouvir tua voz como o som de muitas aguas e sentir a tua mão a aquecer meu coração de um jeito que mais ninguém pode fazer.
E você está ali com a mesma expressão de antes, me esperando Deus! Eu me lanço a teus pés e como um pai rígido mas que não suporta ver seu filho chorar , você me abraça e eu vejo uma lágrima que corre do canto de seus olhos.

Eu sei que é o fim e digo “Deus me perdoe, eu sei que é tarde demais” E você me olha com toda a simplicidade do mundo e diz:

“ Eu estive todo esse tempo com você, tentei falar é verdade , mas você não quis me ouvir. Mas não importa eu sabia que você voltaria, por isso deixei seu nome gravado nas minhas mãos e mandei prepararem a mesa pra te receber.

"Eu te amo, não tenha dúvidas: eu morri por você. Aquiete-se esse é o momento perfeito de receber o perdão e recomeçar.

E sempre que você tiver algum problema, pode falar comigo Eu te escuto. Te entendo. Te amo do jeito que você é.

Eu sou Teu Redentor, o Teu Salvador.

Eu Sou Jesus Cristo.”

Esse texto é de minha autoria e  foi escrito há uns dois anos atrás,  após uma bela experiência religiosa. Nunca é tarde para voltar-se a Deus.

domingo, 6 de junho de 2010

Frio... por dentro ...



Frio. Choro . Solidão. Queria não ser tão exagerada, tão sensível, tão egoísta. Acho que é o frio que me trouxe tanta melancolia. Sim, aqui dentro tudo está frio, gelado.

Sossega, coração! Não desesperes!

Talvez um dia, para além dos dias,

Encontres o que queres porque o queres.

Então, livre de falsas nostalgias,

Atingirás a perfeição de seres.


Mas pobre sonho o que só quer não tê-lo!

Pobre esperença a de existir somente!

Como quem passa a mão pelo cabelo

E em si mesmo se sente diferente,

Como faz mal ao sonho o concebê-lo!



Sossega, coração, contudo! Dorme!

O sossego não quer razão nem causa.

Quer só a noite plácida e enorme,

A grande, universal, solente pausa

Antes que tudo em tudo se transforme.


Fernando Pessoa

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...